top of page

Os 4 pilares do Ser

Atualizado: 24 de jan.

Começo esse texto talvez cutucando um incômodo em algumas pessoas... Mas considero o termo “terapia holística” um tanto quanto saturado, e muitas vezes sem sentido no contexto em que se apresenta. Porque não faz sentido falar em terapia holística, se não existir por trás uma abordagem que englobe os 4 pilares do ser: corpo físico, mental, emocional e espiritual.

As terapias integrativas e complementares, servem a propósitos específicos, e são melhores empregadas quando você compreende a qual pilar a terapia melhor atende. É claro que qualquer melhora, em qualquer dos pilares, reflete em melhora nos demais.

No entanto, não é raro encontrar pessoas frustradas por terem tentado de tudo um pouco, não ter tido o resultado esperado, e achar que nada funciona. É preciso planejamento para atender a saúde de cada pilar do ser. E conhecimento também... acerca dos corpos, como funcionam, à que reagem, e dentre as inúmeras técnicas, quais são as mais alinhadas para tratar cada um desses corpos, mas entendendo que são interligados, intrínsecos uns aos outros e se influenciam mutuamente.


 

MAS QUAIS SÃO SUAS DIFERENÇAS?


PILAR FÍSICO


O corpo físico é um universo em si mesmo. Repleto de vida e organismos com funções diferentes, morfologias diferentes, cumprindo papéis próprios na manutenção dessa engrenagem toda, que abriga nossa alma e espírito.

Os órgãos apresentam funções e atividades que são totalmente interligadas e interdependentes umas das outras. A saúde do cérebro depende da saúde da microbiota. A saúde do sangue depende do que você ingere e de como você respira. A saúde dos seus anticorpos depende da saúde do seu sistema linfático e endócrino.

Esse templo é muito vasto e complexo, entre seus milhares de conexões ainda não descobertas na imensidão da matriz extracelular... Por isso reforço, não podemos chamar uma terapia de holística, se ela não olha com cuidado pra esse universo que é o corpo físico.


PILAR EMOCIONAL


O corpo emocional é a casa das sensações, e dos sentimentos e emoções associados à elas.

É aquele pedaço da gente que quanto mais controle sobre nós perdemos, mais queremos controlar. É onde as dores podem se tornar insuportáveis. O lugar dentro de nós que conhece o melhor e o pior da vida. Onde ficam gravadas as experiências, boas ou ruins, no centro energético do nosso corpo.

O corpo emocional está presente em cada troca com o mundo, com os outros, com nós mesmos.

Por vezes não nos reconhecemos dentro do nosso universo emocional, mas tudo aquilo que em nós existe, existe por uma razão e contém uma luz. É como um verdadeiro baú de tesouros escondidos, que cabe a nós achar e desvendar de seus segredos.


PILAR MENTAL


O corpo mental é o espaço das idéias, do que pensamos sobre as coisas e acima de tudo, sobre nós mesmos.

É filtro pelo qual entendemos e vemos o mundo, porque é onde fica gravado como aprendemos a entender o mundo. É casa das nossas crenças. Onde fica a memória viva de tudo o que ouvimos, vimos e refletimos.

É a voz que nos anima ou nos tormenta. É onde medimos nossa capacidade de conquistar nossos sonhos, de mudar de vida, de transformar e transformar de novo se necessário.

A mente não dorme, ela não descansa. Mesmo quando em viagem pelo onírico, ou pela experiência de mindfulness, lá está ela, conduzindo o volante que nos leva...


PILAR ENERGÉTICO - ESPIRITUAL


O corpo energético-espiritual é o que possui a vida eterna. É a centelha divina e que carrega nosso DNA espiritual único, no Universo.

É o campo mais sutil e elevado, e pode ser muito sensível para alguns, como por exemplo, os médiuns.

Onde se desenha nossa missão de vida, de evolução e expansão, como funciona o Universo, pois assim embaixo como acima.

É o lugar onde a sabedoria interior se manifesta através da intuição. É onde residem nossos talentos, nossos karmas e dharmas, nossas histórias de outras vidas...


 

Os 4 pilares do ser, onde existem esses corpos e suas subdivisões etéreas, são a base da experiência de vida de todos os humanos.

E diante de tamanha imensidão e profundidade que cada pessoa é, é impossível que todos os sintomas venham das mesmas causas em todas as pessoas. É impossível que uma técnica ou tratamento vá funcionar perfeitamente igual pra todos. É impossível haver 2 pessoas iguais.

Mas é possível se auto curar. É possível se auto conhecer profundamente. É possível cuidar de si, cultivar o auto respeito, amor próprio e aceitação. É possível escolher mudar, e mudar.

Técnicas existem aos montes, ferramentas é o que não falta, informação e conhecimento é de graça...

Então qual o melhor caminho? Bom caminhante, o caminho se faz ao caminhar. Começa se escutando, entendendo, aceitando, mudando, falhando, tentando de novo, se conhecendo um pouco mais a cada dia, se cuidando com atenção e amor todos os dias, se amando e respeitando. Trace uma estratégia terapêutica, se necessário, abrangendo todos os pilares. Faça aquele raio x da vida. Desenhe a nova vida e saúde que quer ter. Acenda a lanterna e comece a atravessar esse túnel, que do outro lado é só tudo o que você estava buscando resolver e ser.


16 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page